quarta-feira, 4 de março de 2009
Marco Conceitual da Educação de Jovens e Adultos:
Desde que nossa IE iniciou sua atuação em Educação de Jovens e Adultos, temos como fundamentação teórica e embasadora dasmetodologias utilizadas o conceito de LETRAMENTO e Paulo Freire como desencadeador de toda nossa prática pedagógica. Letramento , conceito que vem passeando pelos meios educacionais dividindo educadores. Dequalquer forma, é um conceito que retoma com muita força o caráter social da leitura e da escrita. A palavra analfabetismo é usada há séculos no Brasil. Segundo a educadora Magda Soares, desde quando oBrasil era colônia de Portugal. Atualmente, no início do século 21, convivemos com um número maior de pessoas aprendendo a ler e a escrever e nos deparamos com um impasse educativo: basta apenas saber ler e escrever? Ou é preciso adquirir competências para usar a leitura e a escrita socialmente? Usar a leitura e a escrita socialmente através da leitura de jornais, livros, revistas, cartas, artigos, pedidos. Saber encontrar e transmitir informações que vão além do que está escrito...a esses fenômenos de uso social da leitura e da escritadá-se o nome de Letramento. Neste sentido, alfabetização é a ação deensinar/aprender a ler e a escrever e o Letramento é o estado ou condição de quem sabe ler e escrever e através desse saber, cultiva e exerce as práticas sociais que usam a linguagem escrita. A categoria letramento vem sendo diferentemente discutida entre teóricos e estudiosos brasileiros. Entre eles estão Leda Verdiani Tfouni (1995) para quem "enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita por um indivíduo ou grupo de indivíduos, o letramento enfoca os aspectos sociais e históricos da aquisição da escrita por uma sociedade. A alfabetização parece estar mais ligada à escrita do indivíduo e o letramento à escrita da sociedade." Ângela Kleiman(1995) considera o letramento como o "conjunto de práticas sociais que usam a escrita enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos." Já Magda Soares, de quem adotamos a concepção sobre o conceito, entende o letramento como "o estado ou condição de quem não sabe apenas ler e escrever mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita." Letrar é mais que alfabetizar. O letramento implica a aprendizagem da linguagem escrita e de todos os seus usos sociais possíveis. Enquanto na alfabetização a pessoa codifica e decodifica palavras ou escreve frases justapostas, no letramento ela organiza discursos úteis e adequados ao seu contexto de produção e de vida. O letramento envolve o conhecimento dos mais diversos aspectos das práticas da linguagem como os lingüísticos - compreensão do sistema da escrita e a resolução de questões ortográficas, de acentuação e de pontuação e os aspectos discursivos da linguagem. Se estivermos, portanto, atuando com pessoas cujas idades de aprendizagem da leitura e escrita não são mais as naturalmente esperadas, mais ainda é necessária a afirmação do conceito de Letramento em EJA. Ler e escrever, longe de ser apenas um ato mecânico - exige atenção, envolvimento, raciocínio, disciplina, motivação, organização, imaginação - é um ato social e de civilidade. Paulo Freire, por sua vez, fundamenta todas as ações e atividades propostas e executadas no Projeto. Como educador que iniciou o caminho brasileiro de erradicação do analfabetismo adulto e, como teórico que mostrou caminhos pedagógicos para conseguir tal erradicação, este educador-filósofo-idealista é que norteia nossa ação e com ele comungamos o desejo de acabar com o problema do analfabetismo entre nós. O que a instituição entende por cidadão alfabetizado: o do cidadão e cidadã, independente de gênero, etnia, faixa etária, nível sócio-econômico, religião ou crenças possa , através de vários instrumentos, entre eles a alfabetização, estar engajado, envolvido e bem aproveitado em seu meio sócio-cultural com materiais culturais da leitura e da escrita e seu uso social para uma vida de melhor qualidade. Critérios utilizados no processo de seleção dos alfabetizadores: OS MESMOS CRITÉRIOS JÁ UTIILIZADOS EM ANOS ANTERIORES, OU SEJA, QUE OS ALFABETIZADORES TENHAM FORMAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO/EDUCAÇÃO, QUE SEJAM CONSCIENTES E COMPROMISSADOS COM A SITUAÇÃO DE EJA NO BRASIL, QUE POSSAM COLABORAR COM O PROGRAMA E COM A MINIMIZAÇÃO DO ANALFABETISMO E ABSENTEÍSMO NO BRASIL. Resultados esperados ao longo e ao final da formação dos alfabetizadores: QUE OS ALFABETIZADORES ESTEJAM PREPARADOS E 'A VONTADE PARA ESCLARECIMENTO DE SUAS DÚVIDAS EM TODOS OS NOSSOS ENCONTROS. Avaliação de aprendizagem dos alfabetizadores: PROCESSUAL EM ENCONTROS FEITOS DURANTE AS VISITAS PARA AS CAPACITAÇÕES CONTINUADAS. Descreva como e com quais instrumentos será realizada a avaliação de aprendizagem dos alfabetizandos e que sirva de orientação para o alfabetizador no preenchimento da Coleta de Dados: ENCONTROS E VISITAÇÃO EM TODAS AS SALAS DE AULAS DURANTE AS VISITAS MENSAIS. Estratégias a serem realizadas para fomentar a continuidade deescolarização dos alunos egressos neste módulo: REUNIÕES PARA ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS POSSIVELMENTE LEVANTADAS.
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